Educação Interprofissional em Saúde: abordagem na perspectiva de recomendações internacionais

Eliane Dias Gontijo, José Rodrigues Freire Filho, Aldaisa Cassanho Forster

Resumo


Iniciativas de Educação Interprofissional (EIP) têm sido identificadas como estratégias promissoras para a oferta de cuidado em saúde mais qualificado, integral e efetivo. O ambiente de aprendizagem interprofissional além de reforçar o papel de cada profissão, prepara para o trabalho em equipe e desenvolve atitudes positivas em benefício dos pacientes. O presente estudo tem como objetivo investigar as produções científicas na área da EIP com enfoque nos conceitos, fundamentos e aplicabilidade na perspectiva de organizações internacionais que atuam no tema, contemplando ainda relatos de sua implementação na realidade brasileira nos recentes anos. Realizou-se revisão narrativa combinada com revisão sistemática a partir de busca eletrônica de publicações sobre o tema no período de 2010 a 2018, na plataforma intranet da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO), no portal IRIS da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/PAHO), nos portais Web of Science e Medline utilizando os descritores “interprofessional education” e “educação interprofissional”. O aplicativo Rayyan QCRI foi utilizado como suporte para selecionar os artigos encontrados. No total, 851 textos e publicações foram identificados a partir das bases utilizadas, dos quais 63 eram duplicados. No final, 114 foram avaliados por dois revisores obedecendo aos critérios de exclusão pré-estabelecidos, sendo selecionados 67 artigos. Os achados demonstram o protagonismo de uma organização internacional para a disseminação de conceitos e fundamentos da EIP e seu papel indutor para o desenvolvimento das políticas de recursos humanos em saúde. Ademais, com este estudo foi possível identificar que o processo de implementação da EIP é viável, mas não simples, especialmente num ambiente acadêmico onde se valoriza a formação uniprofissional e o desenvolvimento de competências técnicas específicas, cada vez mais sofisticadas. Por outro lado, as iniciativas exitosas revelam espaços profícuos para a aplicabilidade da EIP, assim mesmo experiências promissoras de sua implementação, e que, para tanto, constitui potente estratégia para contribuir no atendimento da crescente complexidade das demandas de saúde e na integralidade do cuidado.

Palavras-chave: Educação Interprofi ssional. Trabalho em equipe. Desenvolvimento curricular. Avaliação Educacional.


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DOI: https://doi.org/10.29397/cc.v3n2.186

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