Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Cadernos do Cuidado é uma revista semestral editada pelo Observatório do Cuidado. Destina-se à publicação de pesquisas com foco para a produção de conhecimento no campo do Cuidado em Saúde, configurando-se em um espaço científico para discussões de ideias e apresentação de resultados de pesquisas.

Aceitamos as seguintes contribuições:

  • Artigos Originais
  • Artigos de revisão
  • Ensaios
  • Relatos de experiência
  • Resenhas de livros e produções audiovisuais

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

São contribuições produzidas sobre um assunto considerado relevante para o número temático. De de 4.500 a 9.000 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de revisão

São produções textuais que apresentam temas específicos baseados na revisão bibliográfica de outras publicações. De 4.500 a 9.000 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

São produções textuais que apresentam ideias, críticas, ponderações e reflexões sobre determinado debate ou questão, apresentando o posicionamento do autor. De 4.500 a 6.750 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

São produções textuais que descrevem uma situação da prática de profissionais ou instituições. De 4.000 a 6.750 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de livros e produções audiovisuais

São produções textuais que contemplam análise crítica de livros ou produções audiovisuais. Limita-se a 2.250 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O texto submetido à Revista Cadernos do Cuidado é inicialmente analisado quanto às normas e escopo e pela editoria científica e poderá ser (1) aceito para ser encaminhado a revisão de pares, (2) Devolvido ao autor(es) para adequação ou (3) recusado.

Quando aceito na primeira fase será designado para avaliação por pares. No caso de divergência de pareceres, poderá ser consultado um terceiro parecerista, conforme critério do editor científico.

Apos o processo de avaliação será emitida a decisão editorial.

 

Política de Acesso Livre

Direitos dos leitores: Acesso aberto a todos os textos após a publicação.

Direitos de reutilização: Os Cadernos do Cuidado da Editoria de Produção e Pesquisa do Observatório do Cuidado adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os textos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção aos Cadernos do Cuidado. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Direitos de autor: O autor detém, sem restrições, dos direitos sobre os seus textos.

Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu texto nos Cadernos do Cuidado.

 

Princípios Éticos e Boas Práticas

A Editoria de Pesquisa e Produção (EPP) do Observatório do Cuidado tem compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações. Para tanto, defende um comportamento ético de todas as partes envolvidas no processo de publicação: autores, editores e pareceristas.

COMPROMISSO DO EDITOR CIENTÍFICO

Decisão de publicação: o editor é responsável por decidir quais textos submetidos à EPP serão publicados. Para tomada de decisões, o editor pode consultar o Conselho Editorial, sendo guiado pelas políticas editoriais.

Transparência e respeito: o editor deve avaliar os textos submetidos sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política dos autores.

Confidencialidade: o editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um texto submetido, a não ser aos pareceristas e ao Conselho Editorial.

Divulgação e conflitos de interesse: o editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um texto submetido em pesquisas próprias, exceto quando tiver o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar textos em que tenha conflitos de interesse com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

 

COMPROMISSO DOS PARECERISTAS:

Contribuição para decisões editoriais: a revisão dos pareceristas auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e auxilia o autor a realizar ajustes que se façam necessários. 

Pontualidade: o parecerista que não se sinta qualificado para analisar o texto ou sabe que a sua imediata leitura será impossível deve notificar imediatamente o editor.

Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise não devem ser discutidos com outras pessoas.

Padrões de objetividade: os pareceres devem expressar pontos de vista claros, objetivos e apoiados em argumentos.

Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores e chamar atenção do editor sobre qualquer semelhança entre o texto em questão e outra publicação de que tenha conhecimento pessoal.

Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos textos devem ser mantidas em sigilo e não podem ser utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar textos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos textos.

 

COMPROMISSO DOS AUTORES

Plágio: caso utilize trabalhos de outros autores no texto é preciso que estes sejam devidamente citados. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes para a produção textual. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que contribuíram de forma significativa para a concepção do texto. O autor principal deve se certificar que todos os coautores aprovaram a versão final do texto e que concordaram com sua submissão para publicação.

Erros em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro em seu trabalho publicado é obrigação do mesmo entrar em contato imediatamente com os editores executivos e cooperar para a correção do artigo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista Cadernos do Cuidado serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.