Educação Interprofissional em Saúde e a promoção da integralidade do cuidado: uma revisão de literatura
Resumo
A Educação Interprofissional (EIP) é evidenciada como ferramenta para promoção de mudanças nos panoramas acadêmicos, trazendo eficiência ao trabalho colaborativo no enfrentamento dos problemas sociais e de saúde no âmbito do Sistema de Saúde. O estudo objetivou sumarizar as evidências disponíveis na literatura referentes à educação interprofissional em saúde e suas potencialidades na promoção do cuidado integral. Nesta revisão de literatura são analisados os constructos teóricos da EIP, destacando sua distinção por referência à interdisciplinaridade, bem como os modelos existentes e as mudanças necessárias na formação dos profissionais de saúde no Brasil. O estudo possibilitou análise inicial de 721 documentos, encontrados nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, além de documentos oficiais específicos como o do Centre for Advancement of Interprofessional Education – CAIPE (Centro para o Avanço da Educação Interprofissional), entre outros, passando por análise e resultando em 43 documentos para leitura reflexiva e sistematização. Os resultados permitiram conhecer a educação interprofissional e seus desdobramentos ao longo das graduações em saúde. Apontaram que a socialização dos discentes de diferentes cursos, permite uma aproximação entre os mesmos, orientando a prática interprofi ssional, convergindo na integralidade do cuidado e nas potencialidades em equipe. No entanto, pôde-se perceber o défi cit em estudos na área, como também de instituições de ensino executoras da prática educacional em questão. Destarte, espera-se ampliar a discussão acerca da EIP, na academia e sociedade, visando concretizar reais mudanças na formação acadêmica, com vistas na promoção da integralidade da atenção e cuidado à saúde.
Palavras-chave: Educação. Pessoal de saúde. Relações interprofi ssionais. Educação Interprofi ssional. Práticas Interdisciplinares.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.29397/cc.v3n2.144
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Cadernos do Cuidado
ISSN 2595-0886 | ||
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ | MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde |
|
|