Educação Interprofissional em Saúde e a promoção da integralidade do cuidado: uma revisão de literatura

Augusto Fernando Santos de Lima, Emmanuelly Correia de Lemos, Maria Bernadete de Cerqueira Antunes

Resumo


A Educação Interprofissional (EIP) é evidenciada como ferramenta para promoção de mudanças nos panoramas acadêmicos, trazendo eficiência ao trabalho colaborativo no enfrentamento dos problemas sociais e de saúde no âmbito do Sistema de Saúde. O estudo objetivou sumarizar as evidências disponíveis na literatura referentes à educação interprofissional em saúde e suas potencialidades na promoção do cuidado integral. Nesta revisão de literatura são analisados os constructos teóricos da EIP, destacando sua distinção por referência à interdisciplinaridade, bem como os modelos existentes e as mudanças necessárias na formação dos profissionais de saúde no Brasil. O estudo possibilitou análise inicial de 721 documentos, encontrados nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, além de documentos oficiais específicos como o do Centre for Advancement of Interprofessional Education – CAIPE (Centro para o Avanço da Educação Interprofissional), entre outros, passando por análise e resultando em 43 documentos para leitura reflexiva e sistematização. Os resultados permitiram conhecer a educação interprofissional e seus desdobramentos ao longo das graduações em saúde. Apontaram que a socialização dos discentes de diferentes cursos, permite uma aproximação entre os mesmos, orientando a prática interprofi ssional, convergindo na integralidade do cuidado e nas potencialidades em equipe. No entanto, pôde-se perceber o défi cit em estudos na área, como também de instituições de ensino executoras da prática educacional em questão. Destarte, espera-se ampliar a discussão acerca da EIP, na academia e sociedade, visando concretizar reais mudanças na formação acadêmica, com vistas na promoção da integralidade da atenção e cuidado à saúde.

Palavras-chave: Educação. Pessoal de saúde. Relações interprofi ssionais. Educação Interprofi ssional. Práticas Interdisciplinares.


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DOI: https://doi.org/10.29397/cc.v3n2.144

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