Avaliação da Educação Interprofissional em Saúde como componente curricular na perspectiva dos discentes da Universidade de Pernambuco

Augusto Fernando Santos de Lima, Maria Bernadete de Cerqueira Antunes, Emmanuelly Correia de Lemos

Resumo


A educação interprofissional (EIP) é evidenciada como importante ferramenta para promoção de mudanças nos panoramas acadêmicos, trazendo eficiência ao trabalho em equipe e colaborativo em saúde. Assim, o objetivo deste manuscrito foi analisar o Módulo Interprofissional, a partir da avaliação dos discentes. É um estudo descritivo-exploratório quantitativo, realizado a partir das avaliações de 267 discentes dos cursos de graduação em saúde da Universidade de Pernambuco, campus Santo Amaro, ao fim dos semestres 2015.2 e 2016.1 por meio de questionário on-line. A maioria dos discentes avaliaram positivamente (escala excelente, muito bom e bom) a organização geral do Módulo, sendo 61% organização e planejamento; 70% conteúdo e 78% a contribuição, do Módulo, para o saber pessoal e do grupo. Da mesma forma para metodologia adotada, em que mais da metade afirmou ter sido positiva a dinâmica de trabalho (64%), os recursos utilizados (68%), os textos (66%) e os exercícios e instrumentos de coleta (66%). Sobre a atuação da preceptoria e da tutoria a proporção de discentes que emitiram avaliação positiva foi mais de 70% para todos os aspectos investigados, foram eles: o conhecimento, a clareza de expressão e o relacionamento com o grupo. Os discentes avaliaram positivamente todos os aspectos que evolveram o desenvolvimento do módulo interprofi ssional enquanto componente curricular, desde a organização até os seus elementos pedagógicos e metodológicos.

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Avaliação Educacional. Educação em Saúde. Relações Interprofissionais. Comportamento cooperativo.


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DOI: https://doi.org/10.29397/cc.v3n2.131

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